UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

INTERNACIONAL

10/05/2008

Lituânia realiza primeiro campeonato de carregamento de mulheres. Comente

Petras Malukas/AFPNeste sábado (10), dezenas de casais participaram do primeiro campeonato de carregamento de mulheres da Lituânia. O evento é parte do festival "Heja Norden!", organizado pelas autoridades do país para celebrar as tradições nórdicas.

Os campeonatos de carregamento de mulheres começaram na Finlândia e segundo o regulamento do Mundial, apenas as esposas, namoradas ou vizinhas podem ser carregadas pelos atletas. Elas devem ter ao menos 17 anos de idade e pesar mais de 49 quilos.

O que você acha de uma competição de carregamento de mulheres? Dê sugestões de novos campeonatos, "inusitados" ou não!

 Lituanos participam de competição de carregamento de mulheres
 Veja álbum de fotos

06/05/2008

Obama vence prévia na Carolina do Norte. Comente

Nesta terça-feira (6), o senador Barack Obama venceu nas primárias da Carolina do Norte, um estado onde a população negra representa cerca de 20% do total. Hillary Clinton, está em vantagem em Indiana, segundo projeções da "CNN" (elaboradas com pesquisas de boca-de-urna).

A Carolina do Norte realizou hoje primárias democratas junto a Indiana, estado onde desponta como favorita sua adversária, a senadora por Nova York Hillary Clinton. Entre os dois estados há 187 delegados em jogo.

Estas eleições fazem parte da reta final do processo de primárias vivido pelo Partido Democrata, e que continuará em Virgínia Ocidental, no dia 13, e em Kentucky e Oregon, no dia 20. 

Barack Obama vence primária democrata na Carolina do Norte; Hillary lidera em Indiana. Comente.

Obama vence na Carolina do Norte; Hillary tem vantagem em Indiana
 Especial: UOL Eleição americana 2008
Bate-papo UOL: questões internacionais

Relação de Bill Ayers com Obama deve ser considerada pelos eleitores?

DivulgaçãoEx-militante radical, o hoje professor universitário Bill Ayers já deu dor-de-cabeça para Barack Obama. No último debate com Hillary Clinton, um dos moderadores -e a própria senadora- trouxe à tona o "relacionamento" do candidato com o ex-membro do grupo terrorista norte-americano Weather Underground, que colocava bombas caseiras em prédios federais norte-americanos nos anos 60 como protesto à Guerra do Vietnã e pregava a derrubada do governo.

Vizinho do candidato em Chicago, Ayers já doou dinheiro para Obama, que diz que conhece o sujeito de vista e que não pode impedir que pessoas o apoiem ou contribuam com sua campanha.

Agora, a revista dominical do "Chicago Tribune" divulgou uma foto de Ayers tirada em agosto de 2001 em que ele pisa numa bandeira norte-americana.

As informações constam no Blog do Sérgio Dávila.

O que você acha deste suposto envolvimento de Bill Ayers com Barack Obama? Acha que isto deve ser levado em conta pelos eleitores norte-americanos na escolha de seu candidato preferido ou a justificativa de Obama é convincente?

 Reaparece foto de amigo de Obama pisando na bandeira
Bate-papo UOL: questões internacionais

05/05/2008

Preço dos combustíveis põe candidatos no centro de polêmica; opine

A disputa presidencial democrata em Indiana trouxe à tona uma divergência entre Hillary Clinton e Barack Obama sobre o preço de combustíveis. A senadora defende uma moratória temporária ao imposto de 18,4 centavos de dólar por galão de gasolina cobrado pelo governo federal em todo o país, mas Obama considera a proposta eleitoreira e de pouca eficácia. Ele deixou o tom conciliatório de lado e, em evento realizado no domingo à noite, declarou que a proposta parece ''um gesto de políticos que buscam acertos até a próxima eleição, em vez de soluções verdadeiras''.

Enquanto isto, os dois testes eleitorais que acontecerão nas próximas semanas –na Carolina do Norte e em Indiana- devem colocar a popularidade do candidato novamente à prova. Estrategistas acham que o senador conseguiu superar de forma satisfatória o mês de abril, o pior da sua campanha. "Ele foi realmente afetado, sem dúvida. Mas parece estar se endireitando", disse o democrata Jim Duffy.

Como você avalia esta divergência sobre o preço de combustíveis entre os candidatos democratas à Presidência dos Estados Unidos? Você acha que Obama conseguirá reverter a recente onda de impopularidade e bater Hillary na corrida eleitoral?

Em Indiana, Hillary e Obama travam 'guerra da gasolina'
Obama foge de tom conciliatório e ataca Hillary antes de primária
Carolina do Norte e Indiana põem favoritismo de Obama à prova
Bate-papo UOL: questões internacionais